Uma receita de pãezinhos com 51 anos!
O que a curiosidade não faz, não é mesmo?
Olha só que história legal! Estes dias estávamos abrindo algumas caixas com coisas antigas que estavam guardadas de mudanças feitas no passado e eis que a página com essa incrível receita de pãezinhos de castanhas do Pará 🍞🥯🥧 que estamos ilustrando esse artigo protegia um dos vasos que estavam ali dentro.
Achamos o máximo, né? De cara, separamos a página para trazer a receita aqui em nosso site na primeira oportunidade que aparecesse 😁
Com tudo pronto para transcrever a receita, reparamos em um pequeno detalhe 🧐 ali no cantinho inferior direito da página: está escrito Claudia – 103
Cláudia a gente conhece! É uma revista muito famosa e que esteve sempre presente na maioria dos lares brasileiros dos anos 70, 80, 90… Hoje em dia, não sabemos se ainda é publicada, mas com a Internet, é inegável assumir que ela já não deve mais ser tão popular assim nas casas.
Mas e o número 103? Quando será que foi publicado?
Corre pro Google pesquisar! Rsrsrsrs…
Gente… Achamos as informações. A Revista Claudia era publicada pela Editora Abril e, na edição 103 ela já estava em seu nono ano. Era realmente um sucesso na época.
Mas você deve estar se perguntando qual era essa época né? Rsrsrsrs
Ela foi publicada em Abril de 1970!!!!!!!!!!
Uma curiosidade é que entre as suas 228 páginas, 4 delas tinham a Bruna Lombardi ensinando a fazer maquiagem nos cílios!
Incrível! no mês que vem essa página de Revista completa 51 anos… Uaaaaaau!
Então a seguir, transcrevemos a íntegra pra você dessa receita de pãezinhos de castanha do Pará que ficou muito tempo protegendo um vaso dentro de uma caixa e que agora – no auge dos seus quase 51 anos de vida – recupera a sua fama aqui na Internet.
Esperamos que gostem!!!
PÃEZINHOS DE CASTANHAS-DO-PARÁ.
Receita brasileira – Promoção Claudia-Atkinsons
Um serviço de Edith Eisler e Elisabetta Orrico, da cozinha experimental de Claudia. Produção de Ana Cecília de Moraes Barros/ Foto de José Antonio. Esta receita brasileira foi enviada por Miriammar Moreira, de São Paulo, SP.
Dos saraus domingueiros nas fazendas do Norte, uma receita bem brasileira, à base de castanha-do-Pará. Uma ótima sugestão para servir com cafezinho na hora do lanche.
IngredienteS DOS PÃEZINHOs
- 500g de farinha de trigo
- 150g de açúcar
- 150g de manteiga
- 6 ovos
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 1 cálice de vinho do Porto
- 150g de passas
- 150g de casca de laranja cristalizada, picada
- 200g de castanha-do-pará picada
Modo de fazeR OS PÃEZINHOS
Bata as claras em neve.
Junte as gemas e bata novamente.
Acrescente os ingredientes restantes.
Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.
Leve ao forno brando em forminhas de empada, untadas com manteiga.
Para que os pãezinhos fiquem iguais aos da foto você deve usar forminhas altas.
Gostou deste conteúdo?
Temos muito mais! Aqui no nosso site você tem acesso a outras receitas, artigos relacionados a castanhas e nozes e também pode comprar nossos produtos. Entregamos em todo o Brasil! Confira!
Siga também nossos canais sociais! Facebook, Instagram, Pinterest… Estamos em todos! Rsrsrs
Risoto de Abóbora com Castanha de Baru
Esta prática receita de risoto de abóbora com castanha de baru é com toda a certeza um prato saboroso e bastante nutritivo.
A saber, a abóbora é rica em fibras, potássio, zinco, ferro, vitamina C e proteínas, além de ser uma ótima fonte de carboidratos complexos, que dão saciedade por mais tempo.
Além da abóbora, cheia de benefícios para a saúde, outro ingrediente nutritivo e saudável é a castanha de baru, esse fruto do cerrado tem propriedades antioxidantes, como a vitamina E e zinco, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Ingredientes – risoto de abóbora com castanha de baru:
- Água (pode ser usada a mesma quantidade de caldo de legumes);
- Abóbora japonesa em cubos – 2 xícaras;
- Arroz arbóreo – 1 xícara;
- Cebola picada – 1/4 de xícara;
- Alho picados – 3 dentes;
- Azeite – 3 colheres de sopa;
- Salsinha a gosto;
- Sal a gosto;
- Castanha de baru – 1/3 de xícara – clique aqui para adquirir seu pacote!
- Suco de limão a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela funda refogue a cebola no azeite e assim que estiver começando a dourar, adicione a abóbora com 1/2 xícara de água e tampe a panela. Enfim, deixe cozinhar por 5 minutos.
Em seguida, adicione o arroz e mexa constantemente até cozinhar.
Por fim, adicione sal, azeite e ervas frescas da sua preferencia, salsinha e tomilho são minhas preferidas.
Finalmente, desligue o fogo e finalize com baru. Sirva imediatamente.
compre castanhas de baru no nosso site!
A saber, as castanhas são excelentes aliadas para quem precisa de uma alimentação saudável!
Enfim, aqui na Alimentos da terra você encontra várias opções de castanhas!
Castanha do Pará: 10 curiosidades pra você saber.
A Castanha do Pará é a queridinha dos brasileiros. Por causa destas muitas curiosidades, tem quem diga que na culinária, ela combina com qualquer coisa.
Além de muito saborosa, ela é um dos complementos mais interessantes e procurados por cozinheiros e chefs de outros países, por seu sabor e também por apresentar diversos benefícios a saúde.
Veja a seguir uma lista com dez incríveis curiosidades que você ainda não conhece sobre a castanha do Pará. Confira!
1 – É uma das muitas caras do Brasil no exterior
A castanheira é uma árvore intimamente ligada à cultura das populações tradicionais da Amazônia. Seus produtos e subprodutos são utilizados há várias gerações, como fonte de alimentação e renda. A comercialização é considerada muito positiva para a economia e ainda é sustentável, uma vez que as castanheiras protegem o meio ambiente e ajudam a preservar o equilíbrio da natureza.
A comercialização da castanha também auxilia os pequenos produtores regionais que podem exportar o produto.
2 – Combate ao câncer
É uma fonte privilegiada de selênio, que em conjunto com a vitamina E, impede a degeneração da membrana que envolve a célula, protegendo-a da oxidação e contribuindo para melhorar as defesas do organismo.
Pode atuar na redução dos níveis de colesterol, Alzheimer, câncer de mama e outras doenças crônico-degenerativas. O método de prevenção está ligado ao alto potencial do selênio, nutriente com função antioxidante, que também participa do metabolismo da tireoide e dos sistema imunológico e reprodutivo que afasta os temidos radicais livres e, por isso, retarda o envelhecimento e doenças degenerativas.
3 – Alimento Radioativo! Essa vai pra lista de curiosidades surpreendentes!
As raízes das castanheiras são tão extensas e crescem tão profundamente no solo que absorvem níveis elevados de rádio, uma fonte natural de radiação. Mas não se preocupe, os níveis são baixos e não causam mutações no organismo, pelo contrário, a maior parte da radiação é eliminada na urina e nas fezes.
4 – Cuidado com Fungos
É muito importante ficar atento a respeito da procedência do produto e nunca ingerir castanhas mofadas. Os fungos presentes nelas produzem as afla toxinas que, num efeito inverso ao do selênio, causam problemas de saúde com alto potencial cancerígeno.
Não se deve nunca consumir a castanha quando estiver murchando ou com aspecto diferente do habitual. Não é recomendado que ela seja ingerida quando estiver com aspecto seco, pois ela perde seus nutrientes e vitaminas podendo fazer mal a saúde ao invés de bem.
5 – Faz bem ao coração
O consumo de castanhas ajuda a reduzir o colesterol “ruim” em mais de 25%. A castanha do Pará tem um teor surpreendentemente alto de gorduras insaturadas saudáveis, comumente conhecidas como HDL ácidos graxos ômega 3.
As variedades de gorduras insaturadas, magnésio, vitamina e selênio contidos na castanha do Pará estão relacionadas ao equilíbrio do perfil de colesterol e à melhoria da saúde do coração. É rica em magnésio e ômega 3 e ajuda a proteger as vias coronárias, responsáveis pela circulação do sangue.
6 – Possui ação anti-inflamatória
Os altos níveis de ácido elágico, zinco e selênio da castanha do Pará a tornam um excelente alimento anti-inflamatório. O ácido elágico também tem propriedades neuroprotetoras e o zinco reduz inflamações e ajuda a eliminar toxinas.
Esses ácidos participam dos processos bioquímicos e fisiológicos que auxiliam na formação da barreira cutânea, agindo como lubrificante em cicatrizes e tendo ação anti-inflamatória que combate as feridas em geral.
7 – Óleo com ação antioxidante
Os abundantes antioxidantes da castanha ajudam na prevenção de muitas doenças crônicas. A glutationa ativada pela presença de selênio que as castanhas possuem é um antioxidante enzimático que elimina os radicais livres em todas as partes do corpo.
Outro fato interessante destas curiosidades é o de que o óleo pode ser usado em todo o corpo, como forma de prevenir as ações de envelhecimento da pele. Por conter ácidos graxos, principalmente ômega 6 e ômega 9, são essenciais na formação do tecido epitelial.
O óleo extraído da castanha do Pará também pode ser utilizado na indústria de cosméticos e na fabricação de tintas.
8 – Opção para veganos e vegetarianos
Por proporcionar energia e proteínas, vitaminas e minerais ao organismo, a castanha pode ser uma ótima opção aos veganos e vegetarianos que buscam alimentos para substituir o consumo de carne. Mas importante! Apesar de ser considerada uma carne vegetal, não é recomendado que as castanhas substituam refeições. A opção deve ser incluída na alimentação como complemento.
9 – Melhora o humor
Quando nosso organismo está com baixos níveis de selênio, percebe-se uma maior incidência de ansiedade, estresse e cansaço. O consumo de oleaginosas aumenta o metabolismo da serotonina, uma substância química do cérebro que controla o humor, o apetite e o sono. Assim, a ingestão regular de castanha-do-pará pode ajudar a aliviar os vários problemas causados pela deficiência de selênio, como depressão, problemas de humor, fadiga e estresse.
10 – A última curiosidade! Estimula o metabolismo
A castanha do Pará também é rica em fibras, cálcio e ferro. Mesmo possuindo um alto teor calórico, essas castanhas são eficientes para quem busca perder peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas que estimulam o metabolismo e a queima de gorduras.
Elas podem ser consumidas in natura ou torradas, além de serem empregadas na fabricação de farinhas, doces e sorvetes.
Não espere mais! Adquira aqui as suas castanhas do Pará!
Siga nossa página no Facebook!