Leite de castanha de caju. Sem glúten e lactose.
Desde sempre aprendemos a considerar o leite de vaca como item importante para uma alimentação forte e saudável.
A maioria de nós escutou quando éramos crianças os pais dizerem que tínhamos que tomar “pelo menos dois copos ao dia”. O leite de vaca definitivamente fez parte do crescimento da maioria das pessoas de nosso país.
Porém, com o avanço dos estudos e técnicas de análise, é de senso comum nos dias de hoje que o leite de vaca possui um alto teor de gordura, o que pode causar aumento de peso e os níveis de colesterol, acarretando assim em doenças cardiovasculares, além da liberação excessiva de estrogênio no corpo de mulheres, podendo ser este o causador de câncer de mama e ovários.
Além disso, são questionáveis os nutrientes dos leites industrializados que são vendidos no mercado. Poucas são as pessoas que prestam atenção na tabela de valores nutricionais na embalagem dos produtos comprados.
Nesse sentido, existe ainda as mais recentes discussões a respeito do glúten e da lactose.
O Glúten
Decerto, o glúten é uma substância encontrada no trigo, na aveia, na cevada e no centeio, que de acordo com os especialistas, quando ingerido pode colar na parede do intestino e provocar saturação do aparelho digestivo, dores articulares, alergias cutâneas, depressão e aumento da gordura na região do abdômen.
A lactose
A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e seus derivados, no caso, a intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, que tem como função quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.
Os sintomas de intolerância à lactose são incidentes de 30 minutos a 02 horas depois de a pessoa ingerir alimentos que contenham lactose, sendo entre eles a diarreia, náusea, vômito, inchaço e dores abdominais.
Se você sente que o leite e seus derivados não são bem aceitos pelo seu organismo é hora de rever se esse alimento deve fazer parte de seu cardápio.
VOCÊ SABE SE TEM INTOLERÂNCIA Ao GLÚTEN?
Primeiramente, estudos comprovam que um alimento com glúten pode levar até 26 horas e para ser digerido, acarretando em retenção de toxinas e líquidos, causando sintomas como intoxicação e enxaqueca entre as mais comuns. Já o alimento sem o glúten leva 18 horas para ser digerido e eliminado pelo intestino.
A princípio, os sintomas mais comuns da intolerância ao glúten envolvem excesso de gases e barriga inchada após comer alimentos como pão, macarrão ou cerveja, alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre, tonturas, enxaquecas frequentes ou cansaço excessivo após as refeições e irritabilidade fácil, além de manchas vermelhas na pele que podem coçar e dor constante nos músculos ou articulações.
Você sabe se tem intolerância a lactose?
É comum vermos mais e mais pessoas apresentando os sintomas de intolerância à lactose, ou até mesmo alergias à proteína do leite. Podem ser mínimos, mas também podem atingir um nível alto de intolerância. De acordo com as pesquisas, algo entre 60% e 70% da população mundial é intolerante à lactose.
Portanto, se não te faz bem, será que o leite de vaca é a sua melhor opção?
Primeiramente, é importante considerar a enorme porcentagem de hormônios que os animais recebem para a fabricação do leite de vaca.
A saber, sendo um deles o HBG, agindo como estimulante da produção do leite no animal, tem também altos níveis de estrogênio o que, segundo pesquisas mostram, acarreta em câncer de próstata e ovários no ser humano. Portanto todas essas substâncias estão sendo transferidas para você que consome.
Entretanto, o leite é abundante em cálcio, mas acarreta um desequilíbrio com outros minerais como magnésio, zinco, ferro, boro e manganês.
Desta forma, quando ingerimos este leite com excesso de cálcio, aumenta nossa excreção renal do cálcio que pode levar o aumento das chances de desenvolver cálculos renais e dificulta a agregação desse cálcio no seu osso.
Assim sendo, porque não investir em outras alternativas, não é verdade?
O leite de soja é o mais conhecido e procurado, porém poucos sabem que há outras oleaginosas que também são repletas de nutrientes e nos trazem muitos benefícios. Um deles é o leite de castanha de caju.
Explicamos um pouco mais abaixo, seus benefícios e como fazer em casa, desta forma se permitindo à uma alimentação mais saudável e sem a necessidade de se privar.
BENEFÍCIOS DO LEITE DE CASTANHA DE CAJU
Primeiro de tudo, o leite de castanha de caju tem os nutrientes que são essenciais para o ser humano, dentre esses estão vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como potássio, ferro, cobre, cálcio, sódio, zinco, magnésio e selênio.
Assim sendo, abaixo separamos os mais relevantes benefícios:
- Zero lactose, Zero Glúten, Zero Colesterol e Zero aditivos industriais e hormônios (para as receitas feitas em casa);
- Baixo índice glicêmico pela quantidade mínima de carboidratos, reduzindo riscos de diabetes;
- Ajuda no controle do peso, além de levar ao organismo uma gordura saudável;
- Pele e cabelos saudáveis por suas vitaminas com poder antioxidantes;
Da mesma forma, pode ser útil como fonte de energia antes do exercício físico e também como um ingrediente no pós-treino, um ótimo assistente de treino!
como fazer o seu leite de castanha de caju, fácil e saboroso:
INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de castanha de caju naturais; Clique aqui para adquirir.
- 3 ou 4 xícaras (chá) de água mineral;
MODO DE PREPARO:
Primeiramente, deixe as castanhas de molho na água filtrada por 8 horas, logo após descarte a água.
Bata as castanhas com a água mineral, coe em uma peneira bem fina ou pode ser com um saco do tecido de voil. Conserve na geladeira e consuma em até três dias.
Finalmente, uma dica importante é não jogar fora o resíduo coado, você pode utilizá-lo para fazer outras receitas como bolos e temperos bem gostosos!
Um importante alerta
Antes de tudo, é importante o alerta para evitar o consumo da castanha de caju crua, tendo em vista que há a presença da toxina Urushiol, sendo a mesma encontrada na hera venenosa. Certamente esta toxina pode causar mal a pele, quando há o contato direto e se ingerida pode causar uma alergia de pele severa.
Por isso importante consumir ela torrada, para adquirir Clique aqui.
GOSTOU DESTE CONTEÚDO SOBRE CASTANHA DE CAJu?
Vendemos alimentos nutritivos e de qualidade pela internet, a um preço vantajoso aos nossos clientes, pois queremos contribuir para que os brasileiros se alimentem cada vez melhor e sejam um povo cada vez mais saudável.
Clique aqui e conheça os nossos produtos!