Farinha de castanhas nas dietas low carb
Inegavelmente se você segue a dieta low carb, ou seja, aquela que restringe a ingestão de carboidratos, as farinhas de castanhas – como amêndoas e castanhas de caju – são uma ótima ideia na hora de enriquecer pães, bolos e outros preparos à base de farinha de trigo.
Com toda a certeza esse tipo de farinha está disponível para compra, em lojas de produtos naturais e empórios.
Porém há também a opção de fazer em casa, já que o custo é mais acessível e o produto ficará mais fresco para usar como quiser.
Farinha de amêndoas:
A saber, a amêndoa é rica em gorduras boas e proteínas, que fazem bem ao sistema cardiovascular. Mas, como toda castanha, é calórica, portanto, a farinha elaborada com essas sementes também são.
Sobretudo, é uma fonte ótima de fibras, cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde do organismo, além de potássio, bom para os hipertensos, e fósforo que, em conjunto com o cálcio, protege os ossos e dentes.
modo de preparo:
Primeiramente, para fazer sua própria farinha de castanhas é preciso comprar o ingrediente principal, sem ser salgado. Clique aqui e adquira suas amêndoas!
Acima de tudo, bata-as num processador ou liquidificador até obter uma farinha grossa, com textura de areia.
Leve-as à frigideira, em fogo baixo, apenas para secar mais um pouco a farinha, mas sem deixar pegar cor. Deixe a farinha esfriar e guarde-a num pote de vidro bem limpo e seco, fechado, ao abrigo da luz e da umidade.
Farinha de castanhas de caju:
Certamente a castanha de caju, além de ter um sabor delicioso, dependendo da região do Brasil onde você mora, pode ser mais acessível em termos de preços.
Comparativamente, ela tem menos cálcio que as amêndoas, mas oferece bastante magnésio, que atua no metabolismo, e ainda tem mais potássio e fósforo, sendo igualmente rica em proteínas e gorduras de boa qualidade.
farinha de castanhas-modo de preparo:
Primeiramente, compre as castanhas de caju torradas, mas sem sal, e bata-as diretamente no processador de alimentos ou liquidificador, até obter uma textura de areia.
Se estiver muito úmida, volte ao fogo baixo por pouco tempo, apenas para deixá-la um pouco mais seca, e guarde num recipiente de vidro, com os mesmos cuidados citados anteriormente.
Com certeza esse tipo de farinha é base para muitas receitas, principalmente doces. A saber, essas farinhas não contêm glúten, pois não são feitas de cereais como o trigo. Sendo assim, os bolos e pães que levam apenas esses ingredientes não crescem tanto.
Mas, em compensação, ficam bastante úmidos, porque essas farinhas soltam sua gordura e deixam a massa com uma textura agradável.
Além disso, você pode usar essas farinhas para complementar outras receitas, como farofas salgadas e doces, coberturas de bolos e pães, trazendo mais proteínas e fibras para as frutas picadas matinais.
Ou ainda substituindo uma parte da farinha de trigo em panquecas e crepes, bolos, muffins, pãezinhos salgados de minuto, etc..
CUIDAR DA SUA SAÚDE NÃO PODE SER IGUAL A GASTAR MUITO DINHEIRO…
Gostou deste conteúdo?
Vendemos castanhas e nozes de qualidade a um preço vantajoso, pois queremos que comida nutritiva não seja acessível somente aos que tem dinheiro.Clique aqui e conheça nossos produtos! Frete grátis para toda a cidade de São Paulo!