Estudo da USP sobre antioxidantes das castanhas conclui que elas ajudam a prevenir a covid-19
Com toda a certeza, estamos diante de mais uma boa notícia em relação ao combate ao coronavírus. A USP recentemente publicou um artigo sobre antioxidantes, analisando os compostos fenólicos presentes nos alimentos e a sua relação com a proteção celular e os resultados são muito animadores.
É de conhecimento da maioria que as oleaginosas apresentam uma série de benefícios para a saúde, sendo muitos deles já descritos aqui em nosso site. Por isso, nunca é demais buscar mais e mais informações a respeito de nossas queridinhas.
Buscamos uma pesquisa feita no Laboratório de Lípides da FCF-USP, o qual realiza estudos buscando a atividade antioxidante naturalmente presente nos alimentos.
A partir disso, pudemos adquirir mais conhecimento a respeito dos benefícios das castanhas para a proteção celular e fortalecimento da nossa saúde.
a pesquisa: compostos fenólicos presentes nos alimentos:
Os trabalhos iniciais foram direcionados para avaliação da atividade antioxidante em frutas secas como a castanha-do-brasil e na castanha-de-caju, entre outros.
A partir disso, os estudos foram direcionados aos compostos fenólicos, os quais têm sido muito pesquisados por suas atividades antioxidante e anti-inflamatória.
Em resumo, os compostos fenólicos podem doar um átomo de hidrogênio para as estruturas de radicais livres, sequestrar metais pró-oxidantes, atuar na ativação das enzimas antioxidantes, além de outras atividades metabólicas.
Portanto, levando ao aumento da resistência celular, favorecendo o combate do processo degenerativo.
Conclusões sobre antioxidantes:
Sendo assim, o estudo sobre compostos fenólicos presentes nos alimentos e sua relação com a proteção celular sugere a utlização de formas alimentares que possam amenizar o quadro que está atualmente delineado nesta pandemia.
Certamente o mundo está enfrentando a pandemia do coronavírus, com recursos limitados e a fragilidade de grande parte da população do Brasil e de muitos países, com restrições de moradia, de saneamento, de atendimento assistencial e ainda na segurança alimentar e social.
Os resultados obtidos indicam, que diferentes frutos e especialmente as especiarias, pela presença de compostos fenólicos nas suas composições, podem colaborar com o fortalecimento do organismo na prevenção de diversos tipos de infecções tanto virais como microbianas.
CUIDAR DA SUA SAÚDE NÃO PODE SER IGUAL A GASTAR MUITO DINHEIRO…
Gostou deste conteúdo?
Vendemos castanhas e nozes de qualidade a um preço vantajoso, pois queremos que comida nutritiva não seja acessível somente aos que tem dinheiro.Clique aqui e conheça nossos produtos! Frete grátis para toda a cidade de São Paulo!