Cuscuz Marroquino com Damasco e Passas
Você sabia que o Cuscuz é um prato originário do Magrebe (região noroeste da África – atual Marrocos, Tunísia e Argélia) e consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, que é amassada manualmente com um pouco de água, até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor?
Origem
Uma das referências mais antigas escritas sobre o cuscuz vem de um livro de receitas da antiga Al Andalus (atual península ibérica) chamado “Kitāb al-ṭabīkh fī al-Maghrib wa’l-Āndalus”, do século XIII. O livro indica que o cuscuz é originário do Magrebe e ainda utiliza a palavra “alcuzcuz”, indicando que esta preparação não é originária da culinária árabe, como muitos pensam.
Na Tunísia, o cuscuz tem status de prato nacional e no Marrocos e na Argélia, é praticamente como o nosso arroz e feijão aqui no Brasil.
No Brasil
E o cuscuz aqui no Brasil pode ser feito à base de farinha ou polvilho de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero e depois tem a sua cocção pela infusão no vapor.
O cuscuz paulista
O Cuscuz paulista é de preparação complexa, mas de consumo imediato. Leva farinha de milho, e pode incluir peixe, camarão, carne, carne seca, galinha, ovos cozidos, azeitona e muito tempero.[7]
A história folclórica que contam desta receita diz que os tropeiros paulistas do século 17 e 18 ao carregar os itens para trocas e vendas pelo interior do Brasil carregavam todos os itens juntos e com isso a farinha de milho acabava absorvendo o gosto dos outros itens e com isso formava a massa base desta iguaria.
O cuscuz Nordestino
Na região Nordeste o cuscuz é comumente consumido nas três principais refeições diárias, podendo ser o prato principal do café-da-manhã e/ou do jantar e sendo utilizado como farofa no almoço. Vai acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque. O cuscuz pode ainda ser doce e consumido com leite de coco, comumente no café da manhã, acompanhado de tapioca.
Que tal aprender mais uma receita desta delícia?
Apresentamos a versão do Cuscuz Marroquino com Damasco e Passas. Veja abaixo os ingredientes e preparo!
Ingredientes:
- 50g de damascos cortados em tiras (adquira aqui)
- 25g de uva passa clara sem caroço
- 25g de uva passa escura sem caroço (adquira aqui)
- 1/2 cebola média (ou 1 pequena)
- 1 xícara de vinho branco
- 300g de cuscuz marroquino
- 300ml de água fervendo
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 colher de cafezinho de sal
- 1 colher de cafezinho de pimenta moída
Preparo:
- Rale a cebola bem fininho e fatie os damascos.
- Coloque a manteiga em uma frigideira grande, em fogo médio e espere ela derreter. Coloque a cebola e deixe (refogue) por 5 minutos, até secar um pouco da água que ela solta.
- Em seguida, coloque as frutas secas e espere ficarem macias – demora de 5 a 10 minutos.
- Adicione o vinho e deixe reduzir por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Numa panela, ferva a água e coloque no cuscuz para hidratar. Acrescente junto com a água, sal e pimenta, misture e passe sem fazer força os dentes do garfo por cima do cuscuz para afofar, para que ele não fique grudado. Deixe descansar por 5 minutos e misture com um garfo às frutas secas. Teste o sal, se precisar.
Além de lindo, é muito fácil e delicioso! Experimente!
A uva passa precisa fazer parte da sua alimentação imediatamente!
De antemão, o que se pode afirmar é que uva passa é um alimento incrível e repleto de benefícios para a nossa saúde. Ela é classificada como um fruto seco e é obtida por meio da desidratação da uva fresca, mantendo os mesmos nutrientes da original, porém de forma mais concentrada.
Nesse sentido, é um alimento livre de colesterol e gordura e contêm substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos, que têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. É ainda rica em antioxidantes que retardam os sinais do envelhecimento e protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo.
Do mesmo modo, é também uma grande fonte de ferro e cálcio e também fortalece o sistema nervoso, os ossos e os dentes. É ainda rica em fibras solúveis e insolúveis e por isso ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade.
Veja com mais detalhes por que a uva passa é boa para o corpo:
1) Fortalecimento do coração
Uvas passas são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.
2) Auxilia na prevenção do câncer
Por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, a uva passa ajuda a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores no corpo.
3) Proteção contra bactérias, febres e inflamações
Os chamados fitonutrientes presentes na uva passa têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam na redução de febres e ação de bactérias.
4) Melhora imunológica
É muito rica em vitaminas de complexo B, além de minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. Conta com cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Tem também arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal estar.
5) Regula a acidez do estômago
Da mesma forma, o potássio e o magnésio são abundantes na uva passa e são essenciais para regular a acidez do corpo. Com isso, ao consumi-la, evita-se cálculos renais, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele.
Bastante benefício, não acha? Pois ainda tem mais!
6) Regulação intestinal
Do mesmo modo, por terem fibras, as uvas passas contribuem para a digestão e têm efeito laxativo, ajudando quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens.
7) Saúde dos olhos
Os fitonutrientes ajudam a evitar os efeitos da oxidação e do tempo nos olhos, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. Além disso as vitaminas de complexo A, quando ingeridas em quantidade moderada, atuam contra radicais livres relacionados à catarata, redução da qualidade da visão e degeneração macular.
8) Contribui massivamente para a evolução do sistema muscular
Semelhantemente, o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio, otimiza o processo de hipertrofia.
9) Importante aliado do sistema nervoso
Os minerais e as vitaminas do complexo B são bons para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. São importantes também para idosos e estudantes, uma vez que melhoram funções cerebrais e evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas, como o Alzheimer.
10) Fortalecimento do sistema ósseo
Tal qual mencionado acima, o cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva passa tem boro, que auxilia na composição óssea.
11) Beneficia os dentes e previne mau hálito
O ácido oleanolico presente nas uvas passas atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.
12) Oferece energia ao organismo
A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.
13) Poderoso estimulante sexual
A arginina presente no alimento é um aminoácido importante para a libido. É especialmente recomendada para homens que sofrem com disfunção erétil.
Aquilo que ingerimos diariamente é determinante na qualidade de nossas vidas. Escolha sempre com carinho e cuidado!
Para comprar uvas passas, clique neste link.