Cuscuz Marroquino com Damasco e Passas
Você sabia que o Cuscuz é um prato originário do Magrebe (região noroeste da África – atual Marrocos, Tunísia e Argélia) e consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, que é amassada manualmente com um pouco de água, até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor?
Origem
Uma das referências mais antigas escritas sobre o cuscuz vem de um livro de receitas da antiga Al Andalus (atual península ibérica) chamado “Kitāb al-ṭabīkh fī al-Maghrib wa’l-Āndalus”, do século XIII. O livro indica que o cuscuz é originário do Magrebe e ainda utiliza a palavra “alcuzcuz”, indicando que esta preparação não é originária da culinária árabe, como muitos pensam.
Na Tunísia, o cuscuz tem status de prato nacional e no Marrocos e na Argélia, é praticamente como o nosso arroz e feijão aqui no Brasil.
No Brasil
E o cuscuz aqui no Brasil pode ser feito à base de farinha ou polvilho de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero e depois tem a sua cocção pela infusão no vapor.
O cuscuz paulista
O Cuscuz paulista é de preparação complexa, mas de consumo imediato. Leva farinha de milho, e pode incluir peixe, camarão, carne, carne seca, galinha, ovos cozidos, azeitona e muito tempero.[7]
A história folclórica que contam desta receita diz que os tropeiros paulistas do século 17 e 18 ao carregar os itens para trocas e vendas pelo interior do Brasil carregavam todos os itens juntos e com isso a farinha de milho acabava absorvendo o gosto dos outros itens e com isso formava a massa base desta iguaria.
O cuscuz Nordestino
Na região Nordeste o cuscuz é comumente consumido nas três principais refeições diárias, podendo ser o prato principal do café-da-manhã e/ou do jantar e sendo utilizado como farofa no almoço. Vai acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque. O cuscuz pode ainda ser doce e consumido com leite de coco, comumente no café da manhã, acompanhado de tapioca.
Que tal aprender mais uma receita desta delícia?
Apresentamos a versão do Cuscuz Marroquino com Damasco e Passas. Veja abaixo os ingredientes e preparo!
Ingredientes:
- 50g de damascos cortados em tiras (adquira aqui)
- 25g de uva passa clara sem caroço
- 25g de uva passa escura sem caroço (adquira aqui)
- 1/2 cebola média (ou 1 pequena)
- 1 xícara de vinho branco
- 300g de cuscuz marroquino
- 300ml de água fervendo
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 colher de cafezinho de sal
- 1 colher de cafezinho de pimenta moída
Preparo:
- Rale a cebola bem fininho e fatie os damascos.
- Coloque a manteiga em uma frigideira grande, em fogo médio e espere ela derreter. Coloque a cebola e deixe (refogue) por 5 minutos, até secar um pouco da água que ela solta.
- Em seguida, coloque as frutas secas e espere ficarem macias – demora de 5 a 10 minutos.
- Adicione o vinho e deixe reduzir por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Numa panela, ferva a água e coloque no cuscuz para hidratar. Acrescente junto com a água, sal e pimenta, misture e passe sem fazer força os dentes do garfo por cima do cuscuz para afofar, para que ele não fique grudado. Deixe descansar por 5 minutos e misture com um garfo às frutas secas. Teste o sal, se precisar.
Além de lindo, é muito fácil e delicioso! Experimente!
Amo essas receitas faço de diferentes formas mas todas com um toque árabe 😍. Traga mas receitas dessa delícia de culinária árabe.